Número 1 - Ano I - Edição fechada em 29 de Julho de 2002 Florianópolis-SC
História Prêmios Capas Jornal Laboratório Expediente Contato Home
Zero comemora 20 anos!
Conheça sua história.
Entre em contato com a gente.
Envie sua mensagem.
Zero garante verba para semestre 2002/2.
JORNALISMO - UFSC
Leia. Recomende aos amigos.
OUTROS LINKS DA UFSC


Wallraff: comprovou o cotidiano de notícias inventadasNa década de 90, o premiado jornalista alemão Günter Wallraff, sob pseudônimo, atuou vários meses na redação do Bild. Dessa experiência, resultou o livro Fábrica de Mentiras, publicado no Brasil pela editora Globo. A seguir, transcrevemos trecho de um dos capítulos.

“A verdade está no Bild, tanto nas linhas quanto nas entrelinhas: possivelmente ela se encontra de qualquer maneira, por detrás das letras impressas. Impresso é tudo aquilo que faz aumentar a tiragem – mesmo que, por acaso, seja verdade. E não impresso é tudo aquilo que não ajuda a vender. Um princípio clássico, simples, e, ao mesmo tempo, de utilidade universal. Numa época em que se vive com pressa, exige-se um jornalismo rápido, muito rápido. O raio da escrita tem exatamente 360 graus. O escrevinhador do Bild é bom em generalizações.

Se os leitores acreditam ou não em tudo o que se publica, não tem a menor importância, desde que continuem comprando o jornal. Pode-se ignorar algumas poucas cartas críticas de leitores, pois nada se torna grave enquanto “os elementos primitivos” das massas não se erguerem e não se tornarem verdadeiramente obstinados.

Como com a história da cartomante: se não existissem cartomantes, o Bild teria que criá-las. As pessoas que acreditam nas suas capacidades adivinhatórias não são apenas algo para o Bild, mas são o próprio Bild. Aqui, se trata de uma mulher, uma pequena salafrária. O Bild descreve carinhosamente o seu negócio.

E aquela mulher sem ambições vê então - estimulada pelo Bild – sua grande oportunidade de se transformar numa salafrária de porte universal, com possibilidade de se tornar milionária. Pois - e para isso ela é realmente lúcida - uma história dessas no Bild constitui um capital que gerará lucros. O artigo no Bild faz seu negócio ir de vento em popa e cria uma base para enganações ainda maiores. O Bild ajuda-a a ter o ar adequado de “seriedade” e fama.

Mas surge uma verdadeira tempestade de reclamações dos leitores que compraram “os bilhetes de loteria” da cartomante. Traídos e enganados, eles ocupam a redação. Agora surge o grave perigo de alguém procurar o culpado. O que faz o esperto chefe de redação numa situação como essa? Ele muda de rumo de acordo com o lado para qual o vento sopra. Transforma o apoio em acusação. Os atores continuam a ser os mesmos, mas há alterações na peça. E agora representa-se: “Cartomante trai os leitores do Bild”. Schwindmann: “Agora a coisa anda sozinha. Vamos fazer um quarto artigo sobre o assunto”.

Por três dias seguidos representa-se a peça no palco, agora maior: a edição nacional. No último dia, o artigo sai com o seguinte título: “O FBI está atrás da madame Vionville”. A história é arranjada, os advogados são contratados, e por fim, a cartomante foge. Uma pequena salafrária foi transformada numa criminosa. O Bild pode, tranqüilamente, cometer seus erros: sabe como utilizá-los em seu próprio benefício.”

Leia também:
Tablóide alemão completa 50 anos

página principal
Se você tiver algum problema ao navegar nesta página envie um email para zero@cce.ufsc.br.
Visite a geleria de capas do jornal impresso e conheça um pouco
mais da história do Zero.