Número 3 - Ano I - Edição fechada em 13 de Dezembro de 2002 Florianópolis-SC
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As editoras que publicam o Jornal do Brasil e O Dia anunciaram no dia 4 de dezembro a formação do Consórcio de Mídia Impressa, que vai administrar os dois jornais e a edição brasileira da revista Forbes pelos próximos oito anos. Não se trata de uma incorporação ou fusão entre as empresas, já que não serão feitas trocas de ações. O consórcio vai fazer a gestão unificada das publicações, mas promete manter a independência editorial dos veículos.

O objetivo do acordo é diminuir custos e tornar os veículos mais atraentes para o mercado publicitário. A redução de despesas inicial é de 15% para as duas empresas e a expectativa para o próximo ano é que a sinergia entre as editoras JB e O Dia gere um aumento de receita entre 20 e 25%. As publicações geridas pelo consórcio atingem 2,8 milhões de pessoas de diferentes classes sociais, que representam 45% da população leitora de jornais do estado do Rio de Janeiro.

O Consórcio de Mídia Impressa, encabeçado pela Editora O Dia, prevê a gestão em comum das áreas financeira, comercial, de informática e Recursos Humanos dos jornais. Os custos serão divididos de acordo com o faturamento dos veículos. A receita de R$ 200 milhões de O Dia é duas vezes maior que a da revista Forbes e do Jornal do Brasil juntos. Por isso, vai arcar com dois terços das despesas. O faturamento das editoras será separado.

Por sinergia e redução de custos, entenda-se demissões: nos próximos quatro meses serão demitidos entre 15% e 20% do total de funcionários das duas empresas. Mas Fernando Portela, vice-presidente da Editora O Dia e presidente do Consórcio de Mídia Impressa garante que os funcionários que conseguirem manter o emprego vão receber participação nos lucros obtidos pelo acordo e, portanto, maior remuneração.
A parceria tem duração de oito anos e pode ser desfeita antes por qualquer uma das empresas. Com o corte de gastos e o aumento de receita, as editoras esperam valorizar seus ativos e, ao final do consórcio, abrir o capital das empresas em busca de investidores.

O acordo é a formalização de uma parceria surgida no primeiro semestre, quando a gráfica de O Dia passou a imprimir exemplares do Jornal do Brasil. O primeiro resultado prático do acordo estava impresso nas edições dos dois jornais no dia seguinte ao anúncio. As matérias de JB e O Dia sobre a formação do consórcio tinham exatamente o mesmo texto.

Upiara Boschi

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